Como é uma sessão de Terapia Cognitivo-Comportamental, o que posso falar? | Será que realmente preciso de psicoterapia?
Nossa equipe atua em Psicoterapia Clínica, no atendimento individual, terapia de casal, crianças (a partir dos 06 anos), adolescentes, adultos e idosos com atendimento especializado e personalizado para você.
Clique no botão abaixo para conhecer o perfil de cada psicóloga, suas experiências e atuação clínica.
Como é uma sessão de Terapia em TCC, o que posso falar?
Quando você pensa em fazer terapia, normalmente, já há algo causando um incômodo, seja para si próprio ou para pessoas que convivem com você. Na primeira opção, o foco da terapia será ajudar você a lidar e ou resolver a questão que está lhe causando o incômodo. Na segunda opção, é preciso que você avalie até que ponto está disposto (a) a lidar com algo que não é um transtorno direto para você, mas sim para alguém importante na sua vida.
Dentro deste contexto, seus pensamentos, sentimentos e comportamentos e, em um nível mais profundo, as suas crenças, serão trabalhadas com técnicas específicas para cada questão. Para que esse processo ocorra, você trará situações, pensamentos, sentimentos, comportamentos e entenderemos como tudo isto tem afetado a sua vida.
Não tem "certo ou errado", o que "deve ou não deve", fale sobre você.
Fale sem medo de ser julgado (a), sem medo de se expor. A sua exposição em terapia é o que ajudará a sua psicóloga entender o que acontece com você e, assim, definir um plano de tratamento. Esteja aberto (a) para ouvir e analisar todas as suas questões a partir de uma nova perspectiva.
Você pode estar preocupado (a) com: "e se eu travar"? Vou ficar em silêncio até o final da sessão?
Não! Fique tranquilo (a), na abordagem Cognitivo-Comportamental as sessões são colaborativas, há um diálogo constante entre terapeuta e paciente.
Dentro do processo terapêutico na TCC, os seus objetivos serão definidos junto com a psicológa que irá lhe atender, metas serão estabelecidas de acordo com aquilo que é mais importante para você.
De acordo com as suas queixas e objetivos, um plano de tratamento será traçado, exclusivamente, para você. Assim, ao longo das sessões, além de você superar as suas queixas e alcançar as suas metas, você aprenderá a se transformar no seu próprio psicólogo.
E se você ainda não sabe exatamente o que deseja mudar, nós lhe ajudaremos a descobrir, mas se você sabe "o que", porém, não sabe "como", estamos preparadas para caminhar passo a passo com você e lhe ajudar a se tornar a pessoa que deseja ser.
Alguns sinais de que você estar precisando de ajuda são:
✔ Sensação de fracasso na vida;
✔ Sensação de estar perdido (a) na vida;
✔ Excesso de culpa e autocrítica;
✔ Irritabilidade e falta de energia frequente;
✔ Tristeza recorrente e falta de prazer de maneira geral;
✔ Estar sempre agitado (a), pensando no futuro, sensação de estar perdendo o controle.
Enfim, muitas podem ser as razões para fazer psicoterapia, atente para como você está se sentindo diante das demandas da sua vida, tudo pode ser modificado se você aprender a olhar, se posicionar e agir de maneira diferente diante das circunstâncias da vida e nós estamos aqui para ajudar você a ficar bem.
Seguem alguns dos atendimentos da nossa prática clínica:
Ansiedade
Burnout (esgotamento mental)
Bipolaridade
Depressão
Desorganização financeira
Estresse
Fobias
Luto
Pânico
Procrastinação
Relacionamentos
Transtornos Alimentares
TAG - Transtorno de Ansiedade Generalizada
TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Transtornos de personalidade e outros
Enfim, nós podemos ajudar você a mudar atitudes e hábitos que gerem sofrimento e dor, sentir-se autoconfiante e seguro (a), e assim melhorar a qualidade dos relacionamentos conjugais, familiares, profissionais, sociais e a sua vida de maneira geral.
Ainda tem dúvidas? Clique aqui e veja nossa sessão de perguntas e respostas.